4. CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA

PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS
 
4.1- Identifique as possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino aprendizagem tendo como base a experiência adquirida durante o curso Tic's.
 
        O curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação - Tic`s possibilitou-me ampliar os conhecimentos sobre essa tecnologia de maneira mais contextualizada com os conteúdos trabalhados nas diversas disciplinas, auxiliando os alunos e professores na alfabetização das crianças. A troca de experiências entre os colegas, as pesquisas realizadas pela internet, os links explorados e a criação de blogs, possibilitou uma interação entre os colegas contribuindo de maneira riquíssima para o crescimento do nosso trabalho como educador.
Rafisa
 
O comentário abaixo foi postado pela cursista Rosilene Cândido da Silva Moura Oct 25 2012 06:14:14:000PM:


Sem dúvida, o uso de computadores e internet nas aulas requer uma postura diferente do professor. As atividades são mais dinâmicas e o professor encontrará um aluno (dependendo da idade e da realidade social) que talvez domine o recurso tanto quanto ele ou mais. O trabalho com mídias digitais requer um planejamento minucioso, pois o educador não é mais o único detentor do conhecimento, ele atua como mediador.
As mudanças na postura do professor são, portanto uma necessidade. E, por consequência o aluno também terá uma mudança significativa em sua aprendizagem que deverá ser mais criativa, participativa e dinâmica. O planejamento deverá ser mais minucioso, já que as informações são generalizadas e amplas neste novo contexto, e o professor deverá atentar para que o objetivo da aula não se perca neste percurso.
Criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem e a gere significância para esse conhecimento será uma necessidade imediata.
Rosilene Cândido
 
 Compartilhando possibilidades de contribuição das tecnologias

4.2- Explicitar alguma característica das Tic's que trouxe significativas contribuições à ´prática pedagógica

     Nós professores buscamos sempre inovar, melhorar o que já adquirimos na prática da sala de aula e as tic’s veio para que possamos ser desafiados a cada dia, mostrando-nos que todos somos capazes de ensinar e aprender. As tic`s nos leva a refletir sobre nossa prática como educador, nos "cutuca", para que possamos fazer da sala de aula um ambiente mergulhado de novas descobertas, repleto de aprendizagens significativas.

O comentário abaixo foi postado pela professora:

NILDA DE OLIVEIRA CAMPOS Oct 25 2012 06:35:48:000AM
Atividade 4.2. - O uso das TICs na sala de aula contribui para a melhoria da qualidade da prática pedagógica e do aprendizado dos educandos, pois torna a aula mais dinâmica e atrativa, interessante e prazerosa, tornando o aluno o construtor do conhecimento. O curso “Ensinando e Aprendendo com as TICs”, demonstrou a variedade de recursos tecnológicos e as diferentes formas de utilização, reforça ainda a ideia de um trabalho coletivo, planejado, interdisciplinar e com foco na construção do conhecimento, tendo o aluno como sujeito ativo e o professor como orientador e mediador. O curso reforçou a potencialidade dos projetos nas práticas pedagógicas, bem como o uso da tecnologia no desenvolvimento dos mesmos, buscando interagir prática, tecnologia, professor e educando na construção do conhecimento, para que todos possam exercer a cidadania plena. A necessidade de levar as tecnologias para a sala de aula é extremamente importante para a interação professor e aluno.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário